Pesca
Em água Doce ou Salgada
Aqui resumiremos em falar das formas mais praticadas de pesca, porém de maneira mais simplificada.
Basicamente divide-se em sua forma de prática em:
Embarcada
Terra-firme
A embarcada pode ser:
Em Água Doce de Fundo
Realizado com o barco ancorado
Em Água Doce de Rodada
Realizado com o barco solto na correnteza
Em Água Doce de de Corrico
Realizado com o barco em movimento através de força motor puxando a isca artificial
Em Água Salgada - Costeira
Realizada com o barco a pequena distância da Costa, esta pode ser, de Fundo, de Rodada ou de Corrico e seguem as definições anteriores.
Em Água Salgada - Oceânica
Realizada com o barco em mar aberto distante de terra, esta pode ser, de Fundo, de Rodada ou de Corrico e seguem as definições anteriores.
A de terra-firme em água doce pode ser:
De Praia de Lagoas e Rios / Baías
Na sua forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.
De Barranco
Também Na forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.
A de terra-firme em água salgada pode ser:
De Praia, de Baías e Oceânicas
Na forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.
De Molhes e Costões
Também Na forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.
Nosso Clube em função de suas participações em provas de todos os níveis e modalidades da Pesca, no Brasil e em outros Países, possuindo em seu Quadro, Atletas e Dirigentes detentores de inúmeros titulos de Campeões Estaduais, Brasileiros, Sulamericanos e Mundiais, tem conhecimento privilegiado das mais efetivas técnicas de nível internacional que outros desconhecem. Isso é muito valioso para quem se dispõe a aprender o que é Pescar Desportivamente.
Lançamento
É um esporte correlato com a Pesca de Arremesso, onde os atletas competem realizando lances em terra-firme para avaliar quem lança mais longe. Posteriormente foi agregado a “precisão” e passaram a marcar nos campos áreas delimitadas para nelas acertar a chumbada, neste momento, originou-se um fascinante esporte com regras próprias e divisão de modalidades em função de distintos equipamentos e estilos.
Basicamente divide-se em duas formas de prática:
Lançamento Limitado
Como o nome já diz pratica-se com limitações regulamentares de equipamentos, assim: vara, linhas, molinetes/carretilhas, passadeiras e chumbos tem limitações especificas que objetivam igualar os participantes, visando primeiro a “precisão” (cair o chumbo dentro da raia em distancia mínima estabelecida por categoria) e depois a “distância” para o que limita-se o arranque a 60 mm, com tolerância de até três mm para cima. São 03 (três) lances valendo os três.
Isso para que o Lançador adquira estilo e delicadeza, não seja privilegiado por sua estrutura física e sim através do desenvolvimento da técnica e a leveza que a especialidade exige.
Long-Casting - Pendulo e Ground
Praticado com pouquíssimas limitações dando oportunidade muitas vezes que a compleição física pese na decisão, prevalecendo a distância pura, daí serem três (03) lances valendo apenas 01 (um).