Pesca e Lançamento

Pesca

Em água Doce ou Salgada

Aqui resumiremos em falar das formas mais praticadas de pesca, porém de maneira mais simplificada.

Basicamente divide-se em sua forma de prática em:

Embarcada
Terra-firme

A embarcada pode ser:

Em Água Doce de Fundo
Realizado com o barco ancorado

Em Água Doce de Rodada
Realizado com o barco solto na correnteza

Em Água Doce de de Corrico
Realizado com o barco em movimento através de força motor puxando a isca artificial

Em Água Salgada – Costeira
Realizada com o barco a pequena distância da Costa, esta pode ser, de Fundo, de Rodada ou de Corrico e seguem as definições anteriores.

Em Água Salgada – Oceânica
Realizada com o barco em mar aberto distante de terra, esta pode ser, de Fundo, de Rodada ou de Corrico e seguem as definições anteriores.

A de terra-firme em água doce pode ser:

De Praia de Lagoas e Rios / Baías
Na sua forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.

De Barranco
Também Na forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.

A de terra-firme em água salgada pode ser:

De Praia, de Baías e Oceânicas
Na forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.

De Molhes e Costões
Também Na forma de arremesso com iscas naturais, mortas ou vivas, e artificiais.

Nosso Clube em função de suas participações em provas de todos os níveis e modalidades da Pesca, no Brasil e em outros Países, possuindo em seu Quadro, Atletas e Dirigentes detentores de inúmeros titulos de Campeões Estaduais, Brasileiros, Sulamericanos e Mundiais, tem conhecimento privilegiado das mais efetivas técnicas de nível internacional que outros desconhecem. Isso é muito valioso para quem se dispõe a aprender o que é Pescar Desportivamente.

Lançamento

É um esporte correlato com a Pesca de Arremesso, onde os atletas competem realizando lances em terra-firme para avaliar quem lança mais longe. Posteriormente foi agregado a “precisão” e passaram a marcar nos campos áreas delimitadas para nelas acertar a chumbada, neste momento, originou-se um fascinante esporte com regras próprias e divisão de modalidades em função de distintos equipamentos e estilos.

Basicamente divide-se em duas formas de prática:

Lançamento Limitado

Como o nome já diz pratica-se com limitações regulamentares de equipamentos, assim: vara, linhas, molinetes/carretilhas, passadeiras e chumbos tem limitações especificas que objetivam igualar os participantes, visando primeiro a “precisão” (cair o chumbo dentro da raia em distancia mínima estabelecida por categoria) e depois a “distância” para o que limita-se o arranque a 60 mm, com tolerância de até três mm para cima. São 03 (três) lances valendo os três.

Isso para que o Lançador adquira estilo e delicadeza, não seja privilegiado por sua estrutura física e sim através do desenvolvimento da técnica e a leveza que a especialidade exige.

Long-Casting – Pendulo e Ground

Praticado com pouquíssimas limitações dando oportunidade muitas vezes que a compleição física pese na decisão, prevalecendo a distância pura, daí serem três (03) lances valendo apenas 01 (um).