É campeão! É campeão! É campeão!
É o som que ecoa na cabeça dos atletas pampistas! O Pampo Clube de Pesca é o campeão Estadual 2011 da categoria feminino.
Não fosse o título em si motivo suficiente de muita comemoração, o fato de que há muito a conquista se encontrava distante do pavilhão celeste é fator “potencializador”. Outro grande fator é o fato de que por motivos de ordem interna a equipe teve de ser completamente remodelada em 2011, contando com atletas iniciantes que não tinham experiência em competições do gênero.
O desafio foi grande: preparar uma equipe nova para enfrentar atletas consagradas da pesca brasileira como as campeãs mundiais Martha Xavier e Érica e suas respectivas equipes. Para a tarefa foi nomeado o atleta Gabriel Ferreira, que desde o início do ano assumiu a diretoria de pesca e desenvolveu o trabalho vencedor.
Segundo Gabriel, muitas dificuldades apareceram: “O início foi muito difícil... era uma equipe com atletas com muita vontade e pouco entrosamento... O maior desafio foi unir a vontade das iniciantes com a experiência das mais antigas.”. Neste contexto tivemos a mistura da experiência das atletas Jane Leonardo, Iara Gens e Kátia Elias com garra e a vontade de Simone Soares, Maria Goreth e Eliane Carvalho.
Com o desenvolvimento do campeonato, a equipe ganhou personalidade e começou a mostrar que daria trabalho às rivais. E o que no início era uma desvantagem, logo se tornou o maior trunfo: a união que o perfeito entrosamento trouxe à equipe. A força da união deste time trouxe o título para a sala de troféus do PCP. Isto é de fácil constatação, pois ao analisarmos a classificação individual no campeonato, verificamos grande homogeneidade de desempenho. Egos e vaidades deixados de lado, preponderou a União que trouxe o titulo ao clube.
Segundo Fernando Arruda, Diretor de Esportes do PCP: “Fiquei realmente emocionado com este título. Somente quem viveu as dificuldades deste campeonato estadual 2011 sabe do que falo. Equipes bem estruturadas, os adversários sempre foram muito fortes. A exigência sobre as atletas era muito grande. E o que mais me impressionou, além da garra e da vontade das atletas, foi o comprometimento que elas tiveram com o Pampo. Cada uma venceu uma grande batalha individual paralelamente ao campeonato... Foram doenças diversas, desemprego, problemas conjugais... enfim... e o mais impressionante é que quanto maior o problema se apresentava, maior a vontade dessas atletas... Estou muito orgulhoso desta equipe”.
O diretor do PCP ainda teceu alguns comentários sobre o trabalho da diretoria de pesca: “Quando nomeei o Gabriel como diretor, alguns setores do clube ficaram em dúvida. A idade reduzida poderia implicar no resultado do trabalho. Lembrei a estas pessoas que o Gabriel tinha uma experiência de mais de quinze anos de pesca esportiva. Lembrei a estas pessoas que o resultado depende muito mais do grau de comprometimento que uma pessoa tem com um objetivo do que a maioria de outros fatores... principalmente afirmei que confiava no trabalho dele... Acho que os fatos mostraram o acerto da escolha: Pampo, Campeão Estadual 2011.”.
Durante esta caminhada, Gabriel recebeu um grande reforço: Flavio Fernandes foi nomeado coordenador de pesca e foi o braço direito de Gabriel na caminhada. Nome novo no quadro de atletas, Flávio chegou mostrando o verdaeiro espírito do pampista e ajudou em tudo que lhe foi solicitado.
Em relação às demais categorias, o masculino conquistou a quarta colocação. Com uma equipe renovada composta de muitos atletas iniciantes, o campeonato serviu para o amadurecimento da equipe. Segundo Gabriel Ferreira: “A equipe foi renovada e um novo trabalho começou. Acredito muito nos meus atletas e no compromisso com o Pampo. Com a experiência que conseguiram ao longo desta temporada, os resultados não demorarão a chegar”. Individualmente o Pampo possui três atletas entre os dez melhores do estado, a saber: Leandro Smith, Fernando Arruda e Roberto Friedrich.
A equipe Juvenil ficou também com a quarta colocação. Com atletas muito jovens, que normalmente comporiam outra categoria, o futuro é promissor. Muita garra e vontade pautaram a apresentação de nossas crianças, atitudes que comoveram a todos que assistiram ao campeonato.
No Sênior, apesar da equipe desfalcada por um atleta, grande triunfo. Terceiro lugar por equipes, sendo que o atleta Carlos Gens sagrou-se vice-campeão individual. O atleta Antônio Dorneles ficou em quinto lugar geral. Essa equipe promete para a próxima temporada.
Por fim, vale lembrar alguns nomes que transformaram o sonho esportivo em realidade. À FEPDSRJ, na pessoa de seu representante máximo Sra. Martha Xavier, por toda sua dedicação ao esporte, nossos sinceros parabéns. À CBPDS, na pessoa do Dr. Eduardo Bracony, por todo o apoio à FEPDSRJ, nossos sinceros parabéns!
Ainda, nossas congratulações àqueles sem os quais nossa grande festa não aconteceria: à equipe de arbitragem CNA/Sudeste na pessoa de seu titular Ismael Ayala. Nosso arbitro é um verdadeiro guerreiro do esporte e não mede esforços em fazer tudo para o sucesso de nossos eventos. Congratulações ao Grande Mestre. Nossos parabéns também a equipe de apoio Eduardo Junior e Sônia Bracony.
Por fim, aos nossos amigos da logística: Valdeci, Nete, Max Junior, Carlos André e todos aqueles que de alguma forma auxiliaram neste irreparável campeonato, nosso muito obrigado. Sem vocês esta grande festa não seria possível.
E por tudo isso o Pampo Clube de Pesca já aguarda ansioso pelo próximo campeonato estadual do Rio de Janeiro. E que venha 2012!
As palavras escritas pelo nosso diretor foram lindas. Essas meninas mereciam muito esse título. Sua dedicação, fibra e disposição, só fazem engrandecer esse pavilhão.
Sei que ainda sou um mero aprendiz, desconhecido por muitos, porém, na medida do possível e quando solicitado, tento ajudar todos, principalmente na adminstração da pesca.
Acho que faltou somente uma coisa na explanação do nosso diretor Fernando Arruda:
“Todos pra frente que a taça está na mão e o pampo novamente se torna campeão. PAMPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!”
Parabéns às guerreiras da pesca. Parabéns àqueles que de alguma forma contribuíram para essa grande conquista. O trabalho de todos foi recompensado pela alegria e pelo sorriso de cada um dos atletas do PAMPO. E é com toda essa guarra que eu digo:
PAMPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!! 🙂
Não tenho palavras, Meu diretor de esportes, seu trabalho foi nada mais nada menos do que exemplar,fico muito feliz em te ajudar nessa caminhada, estou feliz por todos os atletas no clube, uma praia é composta por milhões de grãos de areia, um grão não seria nada sem o outro, e é nesse pensamento que me inspiro para poder unir todos os atletas e mostrar a importância de cada um, e digo, quanto mais obtemos bons resultados, maior é a minha força de lutar e de me dedicar por uma família na qual eu amo. Estou sempre disposto a ajudar a todos que quiserem,posso não ser o melhor, mas na minha força de vontade, comprometimento, amor e dedicação ao esporte eu chego bem perto dos melhores… A quem acreditou no meu trabalho, um muito obrigado, parabéns a Todos que fizeram parte desta conquista e a todos que ainda estão por vir…
PAAAAAAAAAMPO!