É Campeão: Pampo Campeão Estadual 2011 na categoria feminino

 

 

 

É campeão! É campeão! É campeão!

É o som que ecoa na cabeça dos atletas pampistas! O Pampo Clube de Pesca é o campeão Estadual 2011 da categoria feminino.

Não fosse o título em si motivo suficiente de muita comemoração, o fato de que há muito a conquista se encontrava distante do pavilhão celeste é fator “potencializador”. Outro grande fator é o fato de que por motivos de ordem interna a equipe teve de ser completamente remodelada em 2011, contando com atletas iniciantes que não tinham experiência em competições do gênero.

O desafio foi grande: preparar uma equipe nova para enfrentar atletas consagradas da pesca brasileira como as campeãs mundiais Martha Xavier e Érica e suas respectivas equipes. Para a tarefa foi nomeado o atleta Gabriel Ferreira, que desde o início do ano assumiu a diretoria de pesca e desenvolveu o trabalho vencedor.

Segundo Gabriel, muitas dificuldades apareceram: “O início foi muito difícil… era uma equipe com atletas com muita vontade e pouco entrosamento… O maior desafio foi unir a vontade das iniciantes com a experiência das mais antigas.”. Neste contexto tivemos a mistura da experiência das atletas Jane Leonardo, Iara Gens e Kátia Elias com garra e a vontade de Simone Soares, Maria Goreth e Eliane Carvalho.

Com o desenvolvimento do campeonato, a equipe ganhou personalidade e começou a mostrar que daria trabalho às rivais. E o que no início era uma desvantagem, logo se tornou o maior trunfo: a união que o perfeito entrosamento trouxe à equipe. A força da união deste time trouxe o título para a sala de troféus do PCP. Isto é de fácil constatação, pois ao analisarmos a classificação individual no campeonato, verificamos grande homogeneidade de desempenho. Egos e vaidades deixados de lado, preponderou a União que trouxe o titulo ao clube.

Segundo Fernando Arruda, Diretor de Esportes do PCP: “Fiquei realmente emocionado com este título. Somente quem viveu as dificuldades deste campeonato estadual 2011 sabe do que falo. Equipes bem estruturadas, os adversários sempre foram muito fortes. A exigência sobre as atletas era muito grande. E o que mais me impressionou, além da garra e da vontade das atletas, foi o comprometimento que elas tiveram com o Pampo. Cada uma venceu uma grande batalha individual paralelamente ao campeonato… Foram doenças diversas, desemprego, problemas conjugais… enfim… e o mais impressionante é que quanto maior o problema se apresentava, maior a vontade dessas atletas… Estou muito orgulhoso desta equipe”.

O diretor do PCP ainda teceu alguns comentários sobre o trabalho da diretoria de pesca: “Quando nomeei o Gabriel como diretor, alguns setores do clube ficaram em dúvida. A idade reduzida poderia implicar no resultado do trabalho. Lembrei a estas pessoas que o Gabriel tinha uma experiência de mais de quinze anos de pesca esportiva. Lembrei a estas pessoas que o resultado depende muito mais do grau de comprometimento que uma pessoa tem com um objetivo do que a maioria de outros fatores… principalmente afirmei que confiava no trabalho dele… Acho que os fatos mostraram o acerto da escolha: Pampo, Campeão Estadual 2011.”.

Durante esta caminhada, Gabriel recebeu um grande reforço: Flavio Fernandes foi nomeado coordenador de pesca e foi o braço direito de Gabriel na caminhada. Nome novo no quadro de atletas, Flávio chegou mostrando o verdaeiro espírito do pampista e ajudou em tudo que lhe foi solicitado.

 

 

Em relação às demais categorias, o masculino conquistou a quarta colocação. Com uma equipe renovada composta de muitos atletas iniciantes, o campeonato serviu para o amadurecimento da equipe. Segundo Gabriel Ferreira: “A equipe foi renovada e um novo trabalho começou. Acredito muito nos meus atletas e no compromisso com o Pampo. Com a experiência que conseguiram ao longo desta temporada, os resultados não demorarão a chegar”. Individualmente o Pampo possui três atletas entre os dez melhores do estado, a saber: Leandro Smith, Fernando Arruda e Roberto Friedrich.

A equipe Juvenil ficou também com a quarta colocação. Com atletas muito jovens, que normalmente comporiam outra categoria, o futuro é promissor. Muita garra e vontade pautaram a apresentação de nossas crianças, atitudes que comoveram a todos que assistiram ao campeonato.

No Sênior, apesar da equipe desfalcada por um atleta, grande triunfo. Terceiro lugar por equipes, sendo que o atleta Carlos Gens sagrou-se vice-campeão individual. O atleta Antônio Dorneles ficou em quinto lugar geral. Essa equipe promete para a próxima temporada.

Por fim, vale lembrar alguns nomes que transformaram o sonho esportivo em realidade. À FEPDSRJ, na pessoa de seu representante máximo Sra. Martha Xavier, por toda sua dedicação ao esporte, nossos sinceros parabéns. À CBPDS, na pessoa do Dr. Eduardo Bracony, por todo o apoio à FEPDSRJ, nossos sinceros parabéns!

Ainda, nossas congratulações àqueles sem os quais nossa grande festa não aconteceria: à equipe de arbitragem CNA/Sudeste na pessoa de seu titular Ismael Ayala. Nosso arbitro é um verdadeiro guerreiro do esporte e não mede esforços em fazer tudo para o sucesso de nossos eventos. Congratulações ao Grande Mestre. Nossos parabéns também a equipe de apoio Eduardo Junior e Sônia Bracony.

Por fim, aos nossos amigos da logística: Valdeci, Nete, Max Junior, Carlos André e todos aqueles que de alguma forma auxiliaram neste irreparável campeonato, nosso muito obrigado. Sem vocês esta grande festa não seria possível.

E por tudo isso o Pampo Clube de Pesca já aguarda ansioso pelo próximo campeonato estadual do Rio de Janeiro. E que venha 2012!