CPEVAP – Grande Festa do Esporte Nacional

 

 

Aconteceu no último final de semana, dias 09 e 10 de Julho, a prova comemorativa do aniversário de São José dos Campos-SP, organizada pelo clube CPEVAP/SP.

Evento sui generis no calendário nacional, trata-se de competição de lançamento limitado em que os atletas disputam duas provas nos dois dias da competição e cuja soma de resultados dá o título ao vencedor (individual e equipes).

Considerado por muitos como uma das provas mais difíceis da modalidade no calendário nacional, a edição deste ano contou com representantes de 19 clubes, distribuídos por Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pelos resultados oficiais, participaram do evento cento e vinte atletas, número expressivo para um evento da modalidade.

Presente nas edições anteriores, o Pampo Clube de Pesca não poderia ficar de fora. Com dezesseis integrantes, foi a maior delegação representada no evento. A presença maciça se deve ao grande respeito e amizade que as duas instituições desenvolveram ao longo dos anos.

 

 

O evento se desenvolveu de forma tranqüila e harmônica. Desde a cerimônia de abertura, passando pelas provas, jantar de confraternização e cerimônia de premiação e encerramento.

Ponto marcante do evento foram as homenagens realizadas ao desportista Flávio dos Santos Rodrigues. Atleta, ex-presidente da FPPL e principalmente amigo, Flávio nos deixou este ano rumo a horizontes mais elevados. Desde a cerimônia de abertura até o encerramento seu nome foi lembrado com muita emoção por todos os participantes.

Marcamos aqui a homenagem realizada pelo Pampo Clube de Pesca à família do Flávio, na pessoa de sua esposa Ligia Rodrigues. De forma sucinta, tentamos repassar o sentimento de gratidão por todo esforço, dedicação e amor que nosso amigo dedicou ao esporte e às pessoas.

 

 

Iniciadas as provas, verdadeira batalha campal. Os atletas se digladiaram dentro das canchas armadas (foram duas, para o melhor conforto dos atletas). Foi uma linda batalha onde os lançadores mostraram o porquê da essência do esporte ser tão linda: amigos que se tornam adversários dentro do campo, sem jamais se tornarem inimigos.

Concomitantemente ao embate desportivo, fora das canchas o clima de confraternização saltava aos olhos. Uma bonita mistura de cores e pavilhões coloriu o gramado da UNIVAP. Atletas de todos os cantos do país confraternizavam e mostraram a verdadeira essência do esporte há muito inserida por Pierre de Cobertin, mais conhecido pelo título de Barão: “ O importante não é vencer, mas sim participar com dignidade”.

Levando-se em consideração que alguém precisa vencer, temos uma linda constelação de atletas que se destacaram no evento: No Masculino a família Iwato mostra, mais uma vez, consistência em seu desempenho: Levaram os três primeiros lugares. Ainda merecedor de grande destaque, Antelino das Dores “assombrou” São José dos Campos na prova de Sábado, tendo fechado a cancha com os três maiores lançamentos da competição, sendo que dois ultrapassaram a barreira dos duzentos metros.

Nas demais categorias, vitória de Telmo Schissi do Elase na categoria Sênior, De Djalma Fagundes do Tubarões na categoria Master, Gustavo Lima do CPEVAP na categoria Juvenil e de Helena Reis do Anzol de Ouro na categoria Feminino.

Pelo Pampo Clube de Pesca o grande destaque foi o conjunto. Apesar de não ter levado a melhor sorte em sua apresentação, conquistou a honrosa 4ª colocação em um universo de 19 clubes. O grande vencedor da prova foi o CPEVAP, seguido por Barracuda, Gaivota, Pampo e Atlântico Sul.   Individualmente o atleta Eduardo Cid, o “Maçaramduba” foi bem e garantiu o seu troféu entre os premiados da categoria masculino.

 

 

O final do evento reservou mais algumas emoções. Uma linda premiação e mais uma homenagem ao amigo Flávio Rodrigues. Troféus transitórios em sua homenagem foram confeccionados e entregues aos vencedores das categorias Masculino, Feminino, Master e Sênior.

Neste cenário o Pampo Clube de Pesca utilizou da palavra e realizou mais uma homenagem. Desta vez ao CPEVAP e a todos os seus integrantes. Foram ressaltadas as dificuldades da organização de um evento de tal magnitude. Desde a parte burocrática da confecção de regulamentos, liberação do evento, passando por toda a estrutura necessária, material humano e expectativas inerentes ao caso, até o sentimento de felicidade e realização que é próprio do atingimento dos resultados: uma prova linda e perfeita em que todos felizes fizeram aquilo que é o objetivo principal de todo o esportista: viver o esporte.

 

 

Muito felizes as palavras do presidente da CBPDS, Dr. Eduardo Bracony, quando pediu a palavra e fez o anuncio que deixou em júbilo todos os presentes: o evento foi reconhecido e promovido à condição de evento cinco estrelas da CBPDS, com todas as características que um evento do gênero possui. Ponto para a CBPDS que fez justiça a este clube que há muito se tornou referência do esporte nacional.

Dentro de tudo que foi vivido na CPEVAP 2011 uma certeza: um gostinho de quero mais! E que venha 2012 com a promessa de nova avalanche celeste pelos gramados da UNIVAP em São José dos Campos.

 

 

Abaixo, os melhores momentos da festa: